top of page

O MARIDO “IDEAL”

Atualizado: 17 de jul.

 Efésios 5.22-24

Vocês lembram do “padrão enlatado”? Então, ele pode ser aplicado também às moças e não somente aos rapazes. Dessa forma, quando as moças pensam naquele que seria o marido ideal, no que elas pensam? Será o marido ideal alguém que tenha uma boa aparência física ou um porte avantajado? Será aquele que possua já certa independência financeira ou um imóvel ou carro próprio? Qual seria para vocês, moças, o modelo de marido ideal? Já lhes adianto que isso vai depender de qual seja sua cosmovisão¹ de “ideal”.


Vejam só, a Bíblia nos apresenta o modelo ideal de marido. O marido que ama sua esposa ao ponto de entregar a própria vida no lugar dela. Aquele que supre todas as suas necessidades e a protege de todos os perigos. Aquele que a santifica e vai purificando o seu ser para apresentá-la a seu Pai, santa, pura e imaculada. Esse é o marido ideal. Ainda assim, as moças me dirão: “Ah... mas a Bíblia tá falando de Cristo, não existe um homem que seja assim. E elas estão certas, pois estou falando realmente de Cristo e não há nenhum ser humano que seja, de fato, assim. Contudo, o ideal seria que as moças procurassem, naqueles que seriam os pretendentes, essas características. Ainda que elas fossem bem, mas bem, pálidas e superficiais. Lembram do que falamos na pastoral passada sobre as finalidades do casamento? O casal deveria crescer juntos, formando a imagem de Deus (Cristo) dia-a-dia. Então, se o rapaz manifesta, ainda que de forma tímida e inicial, características do modelo ideal de marido, isso pode indicar que ele crescerá nesse caminho, refletindo cada vez mais o caráter de Cristo. No entanto, se o rapaz só possui beleza física e um “bom papo” [furado], vai ficar só nisso. Talvez seja por isso que muitos casamentos acabam, segundo as estatísticas, nos primeiros três anos (ou até antes disso) de convivência². Eu as pergunto, moças: “É isso que vocês querem realmente para suas vidas?”


Assim, queiram mais que isso. Queiram, para casar, alguém que, por estar submisso a Cristo, necessita amar como Ele amou, se entregando por amor e obediência, o arquétipo perfeito, o paradigma do amor sacrificial. Não queiram nada a menos que isso: alguém que necessite ser como Cristo, que amou a sua igreja e, por amá-la tanto, entregou a própria vida por ela. Mas não ficou somente nisso, pois, após se entregar por ela, Ele a lavou com seu próprio sangue para apresentá-la pura e santa diante de seu Pai. Esse deve ser o seu “marido ideal”. Estou sempre orando por vocês. Que o Eterno as abençoe!

1. Cosmovisão é o conjunto de crenças, valores e pressuposições que uma pessoa usa para entender o mundo e o seu lugar nele.

Comments


SINODO OESTE RIO DE JANEIRO

PRESBITÉRIO CAMPO GRANDE RIO

© 2025 por Igreja Presbiteriana de Jardim Paraíso.

Administrado pela Comissão de Comunicação da IPBJP.

Desenvolvido usando Wix.

Contato

  • Instagram Branco
  • Facebook branco
  • Youtube Branco

ENDEREÇO:::

R. Dália, 2 - Lote 11 - Quadra 02 - Jardim Paraíso, Nova Iguaçu - RJ

bottom of page