A ESPOSA “PERFEITA”
- Rev. Wellington Ramalho
- 6 de jun.
- 2 min de leitura
Efésios 5.22-24
Nós, homens, quando pensamos em nos casar, procuramos certas qualidades entre as moças disponíveis. A primeira delas (e a mais importante para muitos) é a beleza física. Seria um hipócrita se dissesse que não. Mas não fica só nisso. Inteligência, caráter e afinidade, são também qualidades procuradas e altamente desejáveis. Enfim, se ela possuir todas essas características sendo muito bela, será a esposa “perfeita”.
Mas, e se eu te disser que não há esposa “perfeita”? Isso mesmo; se não existe ninguém que seja perfeito, pois todos somos pecadores, como poderia haver uma esposa “perfeita”? Esse idealismo romântico, muitas vezes herdado da filosofia platônica — que valoriza uma perfeição inatingível e abstrata — é completamente anticristão. A busca por ele (pelo idealismo) causará frustração e dor, pois somente Deus é perfeito.
Portanto, comecemos as nossas respostas quanto ao erro da busca pela esposa “perfeita”. Em primeiro lugar, ela vai de encontro à vontade de Deus, pois este deseja que seus filhos cresçam (amadureçam) juntos. A imagem de Deus seria formada nessa relação, dia-a-dia, demonstrando ao mundo a bondade, fidelidade e a misericórdia de Deus (Gn 2.23-25; Ef 5.25-27). Em segundo lugar, mas não menos importante, ela transfere a busca do ser perfeito que é o Criador para a criatura. Isso é idolatria e, sendo idolatria, é pecado (Ex 20.2-6). Em terceiro e último lugar, é como correr atrás do vento, é só vaidade (Pv 31.30). Digo isso, pois, qual seria seu parâmetro de perfeição? Acredito que o de todos os demais seres humanos – a beleza estética. Ou seja, pura vaidade e egoísmo (isso porque, com a Queda, os conceitos humanos de beleza e perfeição foram profundamente distorcidos pelo pecado).
Enfim, acredito que não era bem isso que você gostaria de ter ouvido (ou lido), mas essa é a verdade, por mais que doa. Assim, que os jovens possam buscar, no Senhor, aquela moça que teme a Deus, que se submete a Cristo (se for bela, muito bela, melhor ainda) e que também procure por um rapaz que seja tudo isso. Porém, longe de ser um padrão idealizado pela cultura ou pelo senso comum (um padrão enlatado)¹, que reflita a beleza de Cristo e da igreja (tema que abordaremos em nossa próxima pastoral), sendo tudo unicamente para a glória de Deus.
1 Se refere a algo que é repetitivo, estereotipado e sem criatividade, como se fosse um produto em lata, pronto para ser consumido sem variações.
コメント