A MENINA “SEM NOME”
- Rev. Wellington Ramalho
- há 2 dias
- 2 min de leitura
“[...] Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra.” 2Reis 5.3
Todos já ouvimos falar da história de Naamã. Grande comandante dos exércitos do rei da Assíria. Vencedor de várias batalhas. Porém, leproso. Esse homem, após ter seu ego curado e sua alma redimida, pode também ser curado de sua doença (a lepra). Ele agora era um novo homem.
No entanto, existe uma outra personagem nesta história: a menina escrava – Sem Nome. Ela, que tinha tudo para querer o mal e não o bem daquele homem, é o agente de Deus para lhe trazer cura. A “Sem Nome” não leva em conta a sua situação de: 1.cativa – alguém que foi levado a força, por uso de violência; 2.escrava – alguém que é submetido a trabalhos forçados e não remunerados; 3.sozinha – alguém que não pode mais contar com o auxílio familiar (existe um forte indício de que seus pais tenham sido mortos, exatamente pelos exércitos que Naamã comandava). Essa menina, disposta a ajudar e totalmente desprendida de rancor, propõe algo inusitado ao comandante: “Lá em Samaria tem um profeta. Lá, na minha terra, tem um Deus que pode te curar!” De fato, Naamã é curado e, acima de tudo, transformado por Deus.
Aquela menina “Sem Nome” foi um verdadeiro canal de benção para Naamã (que necessitava de cura), ainda que, como já dito, tivesse vários motivos para não o ser. E você, o que tem feito em prol do necessitado? Quero lhe propor um exercício de comparação – sua situação em contraposição a dessa menina –. Vamos lá? Você não é: 1.cativo (Cristo te libertou do poder da morte e do diabo); 2.escravo (o pecado não tem mais domínio sobre você); 3.sozinho (você tem uma grande e linda família, a família da fé e, acima de tudo, tem o próprio Deus – o Espírito Santo, vivendo em você). Que grande vantagem temos em relação a história dessa menina, não é mesmo? Então, o que te falta para começar a proclamar como ela? Lembre-se: Você não precisa de um nome (uma posição; um cargo) para fazer isso. Você só precisa anunciar que: “Tomara o meu senhor estivesse diante do [Senhor Jesus Cristo]; ele o [salvaria dos seus pecados] e o tornaria mais alvo que a neve!
Comments