top of page

Todos de pé!

“Levantem‑se na presença dos idosos. Honrem os anciãos. Temam ao seu Deus. Eu sou o Senhor.” Levíticos 19.32

Quantos aqui assistem a séries policiais? Nessas séries, muitas vezes os criminosos são levados a julgamento no tribunal. Na entrada do Juiz e ao sinal do meirinho (oficial de justiça ou responsável pela segurança forense) todos ficam de pé em sinal de respeito e reverência. O Juiz entra, toma assento e, somente após isso, todos se assentam. Isso é “dar honra a quem é digno de honra” (Rm 13.7e). Em Levíticos 19, Moisés, o grande legislador de Israel, está trazendo ao conhecimento do povo aquilo que chamamos “leis gerais”, ou, como conhecemos hoje, diretivas do “bom senso”. São proposições éticas e morais quanto a convivência que demonstrariam a qualidade do povo separado (santo) de Deus. “Bom senso” é a capacidade de tomar decisões e agir de forma razoável, equilibrada e sensata, considerando o contexto e as circunstâncias de cada situação. Dessa forma, tudo que nos é apresentado neste capítulo pressupõe a capacidade de discernimento e sensatez do povo de Deus em reconhecê-lo como Senhor de suas vidas e honrá-lo como tal.


Mais especificamente no texto em tela, temos uma ordem clara e objetiva: “Honrem os anciãos”. Ou seja, estejam dispostos a ouvi-los, a servi-los, a demonstrar-lhes respeito e reverência. Mas, porque Deus determina tal coisa? Primeiro porque é o certo a se fazer e, em continuidade, certamente o povo já havia passado por muitas experiências com Deus e os grandes feitos do Senhor ficariam guardados em suas memórias. Essas memórias precisariam ser acessadas todas as vezes que o povo tivesse a necessidade de repreensão, consolo e conforto e seriam os mais idosos os responsáveis por mantê-las vivas nas mentes do mais jovens, de forma que nenhum idoso poderia ser menosprezado ou abandonado. Pelo contrário, eles deveriam ser celebrados e honrados. Hoje, em nossa “cultura ocidental pós moderna”, temos visto o abandono das tradições. Temos percebido que conceitos antes tão caros e centrais à manutenção do “bom senso” têm sido descartados e, até mesmo, ridicularizados. Nessa cultura da "poíesis"[1], onde tudo deve ser criado e somente o novo é bom, tradição, costumes e regras devem ser abandonados. Por isso vemos tantos asilos e casas de repouso para idosos. Não há mais reverência. Não há mais honra aos mais velhos.


Como crentes no Senhor Jesus Cristo – que mesmo na hora de sua morte honrou sua mãe ao ampará-la (Jo 19.26-27) – não podemos nos conformar com esse status quo, mas precisamos resgatar o bom senso bíblico da honra e do respeito aos mais velhos. Portanto, ao vermos nossos honrados idosos entrarem “na santa assembleia dos santos”, fiquemos todos de pé!

[1] Do grego antigo: ποίησις refere-se à criação, produção ou fabricação.

Comments


SINODO OESTE RIO DE JANEIRO

PRESBITÉRIO CAMPO GRANDE RIO

© 2025 por Igreja Presbiteriana de Jardim Paraíso.

Administrado pela Comissão de Comunicação da IPBJP.

Desenvolvido usando Wix.

Contato

  • Instagram Branco
  • Facebook branco
  • Youtube Branco

ENDEREÇO:::

R. Dália, 2 - Lote 11 - Quadra 02 - Jardim Paraíso, Nova Iguaçu - RJ

bottom of page