O BOM CAMINHO
- Rev. Wellington Ramalho
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Jeremias 6.16
“Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Caroll). Foi isso que o Gato Cheshire disse para Alice, quando ela queria seguir “um caminho”, mas não sabia para onde ir. Na verdade, ela só queria chegar e isso era mais importante que o caminho a seguir. Assim, percebemos o pragmatismo de Alice que só quer chegar, mas não se importa com “o caminho”, o percurso, seus percalços e desafios. E, se ela não está preocupada com o caminho, muito menos está com o que ela teria que fazer para chegar.
Dessa mesma forma, o povo de Judá percorria seus próprios caminhos sem se importar com o caminho em si (ou com o que teriam que fazer para trilhar esse caminho). Seu pragmatismo os afastava do Senhor, fazendo com que se apegassem aos deuses estranhos, poderes humanos e as coisas (o Templo e a terra). No entanto, nada disso os poderia salvar e, no fim desse “caminho”, o que os estaria aguardando seria morte e destruição.
É nesse contexto que o Senhor os convida a parar (interromper seus afazeres), observar (olhar ao redor) e perguntar (aos mais idosos e experientes) sobre o “bom caminho”. Esse caminho os levaria a um lugar de descanso. Porém, esse caminho teria que ser percorrido em obediência, pois este é o Caminho Antigo, uma designação para “O CAMINHO ETERNO”. Entretanto, esse caminho não é interessante ao povo que declara veementemente: “Não é esse o caminho que queremos seguir!”
Semelhantemente, hoje, muitos seguem seus próprios caminhos sem se importar com o final deles. São caminhos que os proporcionam prazer, dinheiro, poder, fama etc. Caminhos que, para serem trilhados, cobram um preço muito alto, porém o engano do prazer imediato cega aqueles que o percorrem. Em contrapartida, Cristo, que é O CAMINHO ETERNO, o Bom Caminho, se faz disponível e acessível. Ele promete salvação e descanso para as almas cansadas (Mt 11.28). Todo aquele que parar, observar e perguntar aos mais experientes (aqueles que conhecem este Caminho) o encontrarão, com certeza.
E você, sabe por qual caminho está seguindo? Insisto que todo aquele que, pela graça, parar, observar e buscar o Bom Caminho, será conduzido a Cristo — o descanso eterno prometido pelo Senhor.
Comments