O que é o amor?
- Rev. Wellington Ramalho
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul.
“1Coríntios 13.4-8a”
Muito se fala sobre o amor. Sobre sua beleza, ternura e sublimidade. Sobre sua superioridade misericordiosa, sua função empática e suas características otimistas e altruístas. Que belo é o amor! Suas formas são as mais variadas e conhecemos muito bem algumas delas. Assim, temos vários “modos de amor” e, logicamente, várias “maneiras de amar”. Algumas delas convencionais e legitimamente boas. Já outras; bem ruins. Mas a pergunta permanece: o que é o amor?
Vejam só, segundo Paulo, o amor é algo mais elevado que aquilo que idealizamos e muito mais profundo do que aquilo que, romanticamente, desejamos. Ele é “o caminho mais excelente” (1Co 12.31b). Ele está acima da linguagem, da oratória, da ciência. Está acima do altruísmo, do autossacrifício. É a demonstração da fé operosa que ama (Gl 5.6), pois fé sem amor é pura religiosidade morta. É um zumbi, um cadáver sem alma. Dessa forma, fazer sem amar, seria o mesmo que existir sem ser. Por isso Paulo diz que “seria como o bronze que soa”, não serve para nada. Isto é, só faria barulho. Ora, o que mais temos visto hoje em dia quando se fala de amor? Barulho, muito barulho. No entanto, o que é o amor?
Paulo diz, e diz de forma bem clara e direta. O amor é tudo aquilo que reflete diretamente a pessoa de Deus. Ele é paciente. Ele ama fazer o bem. Ele não queima em ciúmes, fazendo com que o outro sofra. Ele não é soberbo e arrogante. Ele sempre busca os interesses da pessoa amada em primeiro lugar. Ele não lança no rosto do outro os benefícios concedidos. Ele não busca vingança. Ele é justo e verdadeiro. Ele sofre no lugar da pessoa amada e vai em direção a ela (Jo 3.16). Ele confia e acredita que é verdadeiro. Ele é eterno. Mas, espera um pouco: Será que alguém poderia amar assim? Sim, poderia e, de fato, ama. Opa! Será que agora já conseguimos entender o que é o amor?
Enfim, João, em sua 1ª carta nos diz que Deus é amor (1Jo 4.8). E mais, que só aquele que conhece a Deus pode verdadeiramente amar. Portanto, tudo o que precisamos saber sobre o amor, o amor verdadeiro, está contido em Deus, pois Ele tanto amou, que nos deu o seu próprio Filho. Seu amado único Filho: Jesus Cristo. Ele nos amou primeiro nos dando seu Filho, por isso o amamos (1Jo 4.19).
E então, o que é o amor
Comments