O SENTIDO DA VIDA
- Rev. Wellington Ramalho
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul.
Eclesiastes 2.1-11 - - 12.1-14
Certamente você conhece essa fala: “tudo é vaidade!”. Ah, é o rei Salomão, depois de ter feito muita bobagem, nos dizendo o que devemos ou não fazer. Bonitinho ele, né! Depois de “pintar e bordar” com a vida, vem e nos diz que “tudo é vazio de sentido, não vale a pena”. “Tudo é vaidade!”.
Mas, será que era sobre isso mesmo que Salomão estava falando? Será que ele queria só se gabar de seus feitos, sua riqueza, sabedoria e poder, e depois dizer que nada presta? Acredito que não. Então o que ele queria nos ensinar realmente com esse livro tão estranho, melancólico e até sombrio de Eclesiastes? Como não temos tempo (nem espaço aqui) para analisar todo o livro, vamos nos ater nos trechos apontados em nosso título.
No primeiro ponto (2.1-11) está a loucura humana em procurar um sentido para sua vida nas coisas [desse mundo]. Ele procura alegria, satisfação, dinheiro e sexo. Constrói casas, empreende esforços para aumentar seu patrimônio. Mas, no fim, não é verdadeiramente feliz com nada que possui, fez ou sonhou fazer. Conclui que “tudo foi inútil, foi [como] correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol [nesta vida, aqui nesta terra].
No segundo e último ponto (12.1-14) percebe-se que o sentido da vida não pode estar nas coisas, mas somente naquele que criou todas as coisas. Dessa forma, a coisa mais sabia a se fazer é “lembrar de seu Criador bem cedo na vida, nos dias da juventude”. Isso deve ser feito antes que os dias maus cheguem [e, certamente, cedo ou tarde, eles sempre chegam]. Antes daqueles momentos sombrios, tristes e vazios. Perceba que o ponto trazido aqui não está pautado em um romantismo vazio ou em uma ideologia desprovida da realidade (utopia). Não, o sentido da vida é encontrado na realidade dos fatos de que nada tem sentido apartado daquele que dá sentido a tudo na vida: O CRIADOR.
Bom, agora que você já sabe de tudo isso, só lhe resta uma coisa a fazer: “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” Deus é o único que pode dar sentido a sua vida. Por isso: Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”.
Que o Senhor te dê sabedoria!
Comments